[:koshtech] [:blog]

O que o cliente realmente precisa
Uma dica para quem pensa em ter um Site ou E-commerce: Cuidado para não confundir Desenvolvimento Web e Programação, com WebDesign!

Tenho visto muita gente querida com prejuízo, por ter contratado empresas ou pessoas para "fazer" o Site, sem saber que além do Layout é preciso que um Backend seja bem desenvolvido para que o site funcione com eficácia.

Assim como na construção civil, em um prédio não enxergamos as sapatas, os ferros das colunas, todo o sistema de esgoto, as pedras e o cimento usados para o concreto...mas elas estão lá e são fundamentais para a estrutura e bom funcionamento da construção. Imaginem um prédio lindo, com acabamento de 1ª, mas que não tenha sistema de esgoto? Com luminárias belíssimas, mas sem sistema elétrico? Ou que nas colunas e vigas de sustentação, o concreto tenha sido preparado com areia de praia (lembrem do Palace II)?

No desenvolvimento de Sites é como na construção civil, são necessárias muitas coisas que nem enxergamos, serem preparadas com qualidade, para que no final se obtenha o resultado: beleza, qualidade e funcionalidade.

E muitas empresas que "fazem" site, não são muito sinceras, vendendo Layout lindos, com a parte funcional não tão funcional assim, e o cliente por não conhecer da área, acaba descobrindo essas deficiências só depois de tudo pronto, dinheiro e tempo investido, quando finalmente precisa usar seu site, suas necessidades não são atendidas, assim como seria viver em uma cidade cenográfica, e tem que ir em busca de outra empresa, para refazer o serviço.

Há quase 1 ano, uma conhecida (hoje em dia amiga) estava iniciando um projeto, e seria necessário um site com e-commerce, eu fiz a pergunta clássica: - "Já fechou com alguém o projeto do seu site?" ela disse : -"Já tenho a pessoa para fazer.". Passaram alguns meses e pelo que eu soube por alto, o site dela atrasou mais de uma vez a entrada no ar, ela não pode acompanhar o projeto de perto, inclusive chegou a divulgar a inauguração on line para as clientes, que não aconteceu, frustrante. Depois disso tudo, quanto finalmente entrou no ar, o site ainda teve que ser modificado mais algumas vezes, sendo novamente cobrado e recobrado. O Layout do Site é até bonito, porém não é funcional, pesado e não atende as expectativas dela. Ela hoje precisará refazer todo o projeto, aproveitando talvez apenas o logotipo, mas com o orçamento apertado, pois já investiu tempo e dinheiro na ferramenta errada.

E o pior, são as pessoas que não entendem por que não é barato montar um site bacana e funcional. Acham que é so abrir o programa, jogar as imagens, escrever o texto e colorir e está pronto. Pense no seu Site como um ponto de comércio: Você montaria sua boutique numa barraca estilo de legumes em uma feira livre?

Os erros a meu ver vem de todos os lados. As empresas tratam os clientes como bebezinhos mimados e fazem tudo que eles querem sem nunca dizer não. O cliente acha que por estar pagando, tem direito de exigir e ditar tecnologias, métodos, processos e até o preço. Assim não há como haver um mercado justo. Sempre um roubará o outro: Ou a empresa superfatura os preços para atender todos os "quereres" do cliente ou fica no prejuízo. Fato já percebido por inúmeras empresas e organizações que buscam hoje trabalhar no esquema do orçamento aberto e justo, no qual o cliente faz parte da equipe e ajuda desenvolver exatamente aquilo que ele precisa. Esta é nossa meta na [:koshtech], fazer o que o cliente realmente precisa.

É comum, entre amigos Desenvolvedores, sempre há nos assuntos aquela história de que o desenvolvedor passa por um cliente querendo algo impossivel de ser feito. Ser explicado que não era possível e o porquê de não ser possível, e o cliente dizer que se ele queria que fosse feito daquele jeito, teria que se virar e fazer. Todo desenvolvedor já passou por isso. Por isto é que muitas vezes temos que dizer não.

Aceitar um projeto sob condições que só favorecem um dos lados no final só levará a problemas muito maiores do que não aceitá-lo. Desenvolver pra web não é trabalho dos mais fáceis e simples.

Se você deseja ter o seu site, sua loja virtual, pesquise, invista um pouquinho a mais, comece certo, por uma base sólida, mesmo que no primeiro momento vá para o ar algo simples, pois assim fará apenas uma vez.

Por Maria Antonieta
16/04/2012, 00:00 h

Veja também


FACEBOOK

> Visite, curta, siga

TWITTER

> Siga

GOOGLE +

> Adicione aos seus circulos

koshtech.com

[:koshtech] Rio de Janeiro
Rua Bastos de Oliveira, 139 parte
Oswaldo Cruz - RJ

Telefone: 55 21 3936-5322 / 24 981-361-642

koshtech.com © 1997-2017

 

Tecnologia [:batepronto] © 2012-2024 by [:koshtech] · Política de Privacidade · Termos de Uso