[:koshtech] [:blog]

O 1º #StartOnRails foi uma aula particular para @desisant
Já imaginávamos que poucas pessoas apareceriam. Mas aconteceu que só uma pessoa apareceu, a Desireé Santos, que seu deu muito bem! Pois teve quatro instrutores à sua disposição em modo exclusivo durante todo o evento.

Começamos por um bate papo descontraído falando sobre o que cada um faz, projetos e outras coisas legais. A Desireé falou de suas experiências com arduino e um pouco de seu trabalho.

Esperamos um tempo para ver se alguém aparecia, mas depois de uns minutos o StartOnRails se auto-iniciou. Quando percebi, a Anna já começava a explicar o RVM.

Foi previamente combinado que se utilizaria o método apresentado pelo Vagner para explicar o RVM. O método do quadro que contém um circulo que contém triângulos, que consiste em comparar o RVM ao quadro principal, este por sua vez contém o Ruby representado pelo circulo, que contém as gemsets, representadas pelos triângulos.

Depois fomos instalar o RVM no Mac da Desirré. Aliás, ela foi instalar. Como precaução, a Anna recomendou instalar antes o Homebrew, para o caso de ser necessário instalar alguma dependência. E foi como aconteceu, só que a dependência neste caso foi o Xcode. Sem chances de baixar e instalar o Xcode em tempo de seguir com o treinamento, mudamos a Desireé para o Mac da Anna e prosseguimos com a compilação do Ruby.

Explicamos todo o processo, como funcionam e para que são cada um dos passos. Falamos de conceitos de Linux, gerenciadores de pacotes e guiamos a Desireé na criação de um Blog de 15 minutos.

Gostamos bastante de como o StartOnRails se auto conduziu, de forma calma, no passo-a-passo e com bastantes explicações, deixando todos bem à vontade. Tivemos chance de trocar boas experiências do dia-a-dia, de como Rails torna mais fácil, mais rápido e limpo o desenvolvimento.

Falou-se de Git, editores, IDEs e porque não utilizá-las, do Rake e suas tarefas, para que servem as principais e como utilizá-las. Foram usadas mesmo, já que foi preciso configurar o banco de dados e "rodar" as migrações para criar as tabelas e assim poder executar o Blog criado pela Desireé.

Foi particularmente interessante ver a reação dela ao ver o resultado do scaffold e como em minutos de 1 digito ela fez aquilo funcionar. Muito gratificante ver a pessoa realmente compreender que não importa o que eu acho, ou que escrevem por ai, o que realmente é verdade é que Rails te impulsiona em direção à produtividade de forma real.

Pouco mais cedo, um colega na lista RubyOnRio perguntou quando era necessário pagar para ir ao StartOnRails. Lhe respondi que o pagamento era somente comparecer. Agora compreendo qual é o real pagamento: Foi presenciar a reação da Desireé.

Depois disto fizemos uma desconferência, se assim posso chamar, onde o papo foi mais concentrado em desenvolvimento. Foram feitas algumas comparações (números e produtividade na prática) entre metodologias e ferramentas, de testes e sua importância, mas de forma superficial. Haverá um StartOnRails de testes no tempo certo.

Adoramos o resultado e esperamos que no dia 25/04 apareçam mais pessoas. Ou a Desireé terá outra aula particular. Se for assim, vamos pegar de onde paramos e seguir com o projeto que ela iniciou, que inclusive será o seu Blog. :-D

Esperamos por vocês, corajosos Padawans que não fogem da missão.

Que a força guie todos nós!
  • @yuizinha fala do #rvm. #StarOnRails
  • A @yuizinha deve ter tido algum problema.
  •  @yuzinha, @desisant, @igorlanes e @vagnerzampieri no 1o #StartonRails.
  • @igorlanes e @yuzinha no 1o #StartOnRails. Dia 25/04 tem mais.
Por Fernando Kosh
12/04/2012, 01:29 h

Veja também


FACEBOOK

> Visite, curta, siga

TWITTER

> Siga

GOOGLE +

> Adicione aos seus circulos

koshtech.com

[:koshtech] Rio de Janeiro
Rua Bastos de Oliveira, 139 parte
Oswaldo Cruz - RJ

Telefone: 55 21 3936-5322 / 24 981-361-642

koshtech.com © 1997-2017

 

Tecnologia [:batepronto] © 2012-2024 by [:koshtech] · Política de Privacidade · Termos de Uso