Seja dedicado ou virtual, se provê algum serviço, é por definição um servidor e administrar nem sempre é tarefa simples. O que ajuda o administrador são ferramentas e a habilidade de desenvolver suas próprias ferramentas. Dominar várias linguagens sempre se mostra positivo.
Mas existem muitas ferramentas no mundo Unix/Linux que poucos conhecem, limitando suas próprias opções. Para formalizar as apresentações, vou listar as ferramentas que instalamos em servidores e desktops/notebook com Ubuntu Linux. Algo positivo em ser Linux/Unix, é que muitas das ferramentas são comuns nestes ambientes. O que incluí os Macs.
molly-guard - Protege máquinas de desligamento ou reinício acidentais. Sempre que os commandos reboot, halt e shutdown forem executados, o molly-guard solicitará que seja digitado o nome da máquina que se deseja desligar ou reiniciar. Acredite, ajuda muito quando se trabalha em mais de uma máquina por vez. Em um sistema Debian/Ubuntu a instalação pode ser feita da seguinte forma:
$ sudo apt-get install molly-guard
screen - Se utiliza ssh para um servidor remoto é possível que tenha a necessidade de abrir mais de um terminal. Para não conectar várias vezes ao mesmo servidor utilize o multiplexador de terminais screen. Ele gera terminais dinâmicos os quais podem ser alternados facilmente. Mas o recurso dourado do screen é manter as conexões ativas no servidor em caso de queda de sua conexão ou mesmo em uma desconexão manual. Útil quando se executa uma tarefa que exige muito tempo e não pode ser interrompida. Apenas inicie o processo no screen e desconecte tranquilamente. O screen ainda suporta transferência de arquivos via zmodem e pode conectar em dispositivos seriais. Em um sistema Debian/Ubuntu a instalação pode ser feita da seguinte forma:
$ sudo apt-get install screen
tmux - É uma alternativa ao screen que vem me parecendo ter melhor performance e já é o padrão em algumas distribuições. O tmux não suporta transferências por zmodem ou conexões seriais.
byobu - Gerenciador de janelas modo texto e interface para o screen e tmux. O byobu torna as conexões screen/tmux informativas e visuais, exibindo em uma barra o nome do host, as janelas abertas, informações da distribuição, banda utilizada e outras mais.