[:koshtech] [:blog]

RVM esquema
Hoje então vamos falar de RVM. 
O RVM é a abreviação de Ruby Version Manager, basicamente o que ele faz é criar um ambiente virtual no qual você consiga ter mais de uma versão do Ruby e assim possa testar se sua aplicação continuará funcionando caso você passe a utilizar uma versão diferente do Ruby. Além disso o RVM permite que você crie gemsets que nada mais são do que lugares separados onde você tem o set de gems de um projeto/ambiente, ou seja, você pode ter diversos projetos e ter suas gems separadinhas podendo utilizar, por exemplo, rails 2 em um projeto legado e rails 3 na atualização deste mesmo projeto. Na figura abaixo dá pra ver como é o ambiente quando usamos o RVM:
Esquema RVM


Como dá para ver, você com o RVM instalado pode ter mais de uma versão do Ruby, no caso da figura o Ruby 1.9.3 e o JRuby, pode ter também mais de um gemset e eles serem diferentes entre si, um não vai afetar o outro, assim como a instalação de uma versão do Ruby não afeta a outra.
Agora vamos a um passo-a-passo da instalação do RVM. No site oficial do RVM tem a linha de código usada para a instalação.

Instalao do RVM
Instalao do Ruby
OBS: Aqui você pode ter algum problema para instalação do Ruby, caso isso ocorra não se desespere, rode o comando rvm requirements e ele vai dizer tudo que é preciso instalar para que seu RVM rode redondinho (o legal deste comando é que ele diz exatamente a linha que é necessária rodar para instalar o pacote, se você está no Ubuntu ele vai indicar o apt-get, no ArchLinux o pacman, etc).
rvm requirements


Depois de instalada a versão para usar ela é só usar o comando rvm use e o mesmo comando para trocar de uma versão para outra.
Para criar um gemset nesta versão do Ruby é só usar o comando rvm gemset create e para usar este gemset o comando é rvm use @

comandos
Depois disto pode-se instalar a gem que for necessária para o seu projeto =) Abaixo tem uma lista de comandos e o que eles fazem: rvm use 1.9.3@teste => passa a utilizar a versão 1.9.3 e a gemset teste
rvm --default 1.9.3 => seta a versão default do rvm para a 1.9.3
rvm --create --rvmrc 1.9.3@teste
Este último comando merece uma explicação um pouquinho maior, com ele nós criamos um arquivo .rvmrc este arquivo contém a informação do Ruby e da gemset que são necessárias para o funcionamento de um projeto. Com ele, ao entrar na pasta do projeto automaticamente será utilizada a versão do Ruby e a gemset pré-selecionadas.
Por Anna Cruz
24/04/2012, 09:00 h
5 Comentários

Veja também


FACEBOOK

> Visite, curta, siga

TWITTER

> Siga

GOOGLE +

> Adicione aos seus circulos

koshtech.com

[:koshtech] Rio de Janeiro
Rua Bastos de Oliveira, 139 parte
Oswaldo Cruz - RJ

Telefone: 55 21 3936-5322 / 24 981-361-642

koshtech.com © 1997-2017

 

Tecnologia [:batepronto] © 2012-2024 by [:koshtech] · Política de Privacidade · Termos de Uso