[:koshtech] [:blog]



Finalmente chegou o dia! Em poucas horas as pessoas começarão a chegar. Ainda não temos a noção de quantos participantes teremos, mas estamos prontos para recebê-los.

Para esclarecer bem o que é este encontro e a que se destina, vamos explicar a ideia toda aqui. O StartOnRails nasceu por 3 motivos muito importantes:

1) Falta desenvolvedor Ruby no Rio; 
2) Percebemos uma grande dificuldade das pessoas ter o ambiente funcionando; 
3) Precisamos que existam desenvolvedores Ruby no Rio.

Detalhando:

1) Falta desenvolvedor Ruby no Rio

Uma afirmação coerente, já que anunciamos vagas, tanto para desenvolvedor, como para estágio e, os resultados foram negativos. Recebemos mais currículos para a vaga de estágio do que para desenvolvedor, mas percebemos que muitos dos candidatos estavam em um ponto anterior ao de iniciante em Ruby. Sem chance se contratar como estagiário um aluno de curso superior que sequer fez um hello world ou que nunca compôs um HTML simples. Nos propomos a treinar nosso pessoal, como sempre fizemos, mas desde o zero não.

Já o caso do desenvolvedor é mais crônico. Os poucos que recebemos eram curriculos de pessoas interessadas em mudar de empresa. Isto não nos interessa por que acreditamos que se o camarada sai de uma empresa para vir para a nossa, ele pode muito bem sair da nossa para ir para uma outra. Mas e ai, não há mesmo desenvolvedores Ruby no Rio? Sim! Muitos! Mas ainda poucos frente às oportunidades que se abrem.

Depois do Rails Summit LA de 2009, o número de empresas de Rails cresceu consideravelmente em todo o Brasil, fato percebido no Rio pelo significativo aumento no número de pessoas buscando Rails até em listas de temas diferentes, como é o caso da StartUpBrasil.

2) Percebemos uma grande dificuldade das pessoas ter o ambiente funcionando

Este é o caso de um amigo, também Fernando, que há meses vem tantando migrar de PHP para Ruby. Suas dificuldades, pelo que pude perceber, se concentram na instalação do Ruby e do Rails. Depois, elas se voltam para o framework e nada mais anda. Motivo? Rails é um mundo novo com muitos novos mundos de quebra.
Para desenvolver com Rails de forma eficiente, sem stress e sem ter um Mac, só com Linux. Só isto já demanda um conhecimento muito maior do desenvolvedor que, normalmente, só usa Windows. Depois vem a instalação das dependências, RVM, Gem Bundler, Gemfile, rvmrc e um monte de outros nomes e termos que o devel nunca ouviu.

E se ele passar por todas elas, vai travar de vez no Rails. Mas só por não conhecer MVC e OO. Ele vai demorar dias até perceber que não precisa fazer o for x = Y e outras interações. Não vai compreender como o número 5 pode ter métodos, nem como funciona essa coisa de ser objeto. Tudo muito novo!
3) Precisamos que existam desenvolvedores Ruby no Rio.

Sim! Como empresa de desenvolvimento de software com especialização na linguagem Ruby tudo do que precisamos são pessoas capacitadas para trabalhar. Chovem projetos e pipocam vagas em todas as direções no Rio e já começam a vir desenvolvedores de outras cidades para aproveitar aqui o que muitos Cariocas ainda ignoram.
O StartOnRails é isto: O caminho mais curto entre migrar para Ruby e já ter migrado para Ruby. Não daremos cursos de Ruby ou de Rails aqui, mas temos a ideia de em pouco tempo ter um portal de apoio onde os cursos podem ser online. O que queremos aqui é dar uma boa noção do que é Ruby, Rails, como tê-los disponíveis no sistema, aspectos da instalação com ou sem RVM e tópicos relacionados.

Mostraremos na prática como se faz cada coisa e para que serve, de acordo com as dificuldades de cada um. Cada evento deverá ser bem diferente dos demais, já que não vamos seguir um plano de aula, nem uma time line. Por exemplo: Chegam pessoas que já sabem instalar mas tem dificuldades de iniciar a programar. Neste caso, não precisaremos falar de instalação. Num próximo evento se chegarem pessoas com dificuldades de instalar, então, falaremos da instalação. Sempre direto ao ponto.

O convite é aberto à todos, com o requisito mínimo de já ter noções de desenvolvimento e está programado para acontecer na segunda e na quarta semana de cada mês, sempre às quartas-feiras das 19h às 22h.

O endereço é Rua Alvaro Alvim, 37/1619, Centro - RJ 

Informações: +5521 2524-9941/8695-9776

Contamos com a presença e ajuda na divulgação.

Que a força esteja com todos todos nós!
Por Fernando Kosh
11/04/2012, 17:32 h

Veja também


FACEBOOK

> Visite, curta, siga

TWITTER

> Siga

GOOGLE +

> Adicione aos seus circulos

koshtech.com

[:koshtech] Rio de Janeiro
Rua Bastos de Oliveira, 139 parte
Oswaldo Cruz - RJ

Telefone: 55 21 3936-5322 / 24 981-361-642

koshtech.com © 1997-2017

 

Tecnologia [:batepronto] © 2012-2024 by [:koshtech] · Política de Privacidade · Termos de Uso